É por meio da Rinoplastia pelo SUS que os brasileiros conseguem resolver uma série de problemas nasais de forma segura e livre de custos, porém saber seguir o que realmente é preciso para a solicitação faz toda a diferença.
Neste sentido, elaboramos um guia específico sobre o assunto com a intenção de desmistificar todas as questões relacionadas a Rinoplastia pelo SUS. Confira:
Conteúdo
O que é uma Rinoplastia?
A rinoplastia é, basicamente, um procedimento cirúrgico capaz de realocar a projeção da estrutura óssea do nariz.
Embora muitas pessoas anseiam por passar por esta operação em razão das mudanças estéticas, a maior vantagem está nas melhorias de incontáveis problemas que possam estar dificultando a qualidade de vida do indivíduo.
Sendo assim, a necessidade de aumento ou diminuição deste membro depende, muitas vezes, das precisões do paciente.
Rinoplastia pelo SUS
No Sistema Único de Saúde – SUS, o procedimento de rinoplastia já está bastante difundido e propõem-se a ajudar os brasileiros que encontram-se com dores, lesões, baixo desenvolvimento ou outras adversidades que estejam incidindo maleficamente em suas vidas.
Por certo, o Ministério da Saúde garante esse direito aos brasileiros que estiverem dentro das regras do processo cirúrgico.
Apesar de grande parte dos estados brasileiros já apresentarem locais públicos pertinentes para os exames e para a operação de rinoplastia propriamente dita, as regiões que não dispõem desta característica não deixar de oferecer esse procedimento aos moradores locais.
Leia Mais:
Nestes casos isolados, o SUS atua em harmonia com unidades clínicas e hospitais particulares. Aliás, a lista de espera para a rinoplastia também leva este fator em consideração, similarmente às necessidades do paciente.
Visando os melhores resultados, a rinoplastia pelo SUS conta com uma rede de médicos capacitados ao procedimento, além de favorecer o requerente deste a primeira análise feita pelo médico geral até o auxílio nas medicações posteriormente ao ato cirúrgico. A vasectomia pelo SUS, a bariátrica pelo SUS e a abdominoplastia pelo SUS também são muito procuradas.
Requisitos
De modo geral, a rinoplastia está entre os procedimentos cirúrgicos mais feitos pelo SUS há décadas. Isso acontece pela incidência elevada de casos advindos de doenças, más formações, incômodos e dores resultantes de problemas desta natureza.
Sendo assim, somente aqueles pacientes que estiverem dentro dos requisitos primordiais definidos pelo Sistema Único de Saúde e pelo Ministério da Saúde é que poderão ser beneficiados gratuitamente e com todo o suporte necessário ao pós operatório. São eles:
- Ter o cartão do SUS na versão mais recente e atualizada de acordo com seu endereço de residência atual;
- Passar por toda a bateria de exames exigidos pelo médico titular especializado;
- Ser verificado quanto a um raio X facial com o intuito de demonstrar as reais precisões do paciente;
- Realizar uma avaliação cardiológica;
- Efetuar uma tomografia computadorizada, se assim for solicitado pelo médico;
- Ter um peso pertinente ao processo de modo a não gerar riscos severos;
- Ser atendimento pelo médico especializado e ser chamado após passar pela lista de espera.
Tome Nota: em casos onde a cirurgia for solicitada apenas pelo objetivo estético do requerente, não haverá chances de contemplação. Leve isso em conta! E ainda falando em benefícios, você pode verificar a Lista de Medicamentos da entidade.
Quem tem direito
Para ter direito resguardado ao procedimento cirúrgico de rinoplastia de forma gratuita, o paciente precisa conhecer os demais pontos exigidos e as regras delimitadas previamente em escala hospitalar. Vamos à elas:
- Ter traumas físicos em decorrência de problemas no nariz;
- Apresentar má formação ou deformidade nasal;
- Dispor de um desenvolvimento do nariz problemático ao longo prazo, independentemente do elo causador;
- Quando há dores constantes no membro;
- Perda integral ou parcial do nariz;
- Sequelas que incidam sobre tal região;
- Etc.
Riscos da Rinoplastia
Um dos diversos pontos positivos da rinoplastia e que fazem essa cirurgia reparadora ser tão buscada na contemporaneidade revela-se pela baixa incidência dos riscos à saúde do paciente.
Além do mais, o procedimento é rápido assim como a sua lista de espera pelo SUS, tendo em vista o grande número de médicos e clínicas públicas capacitadas a realizar esta cirurgia.
Acima de qualquer coisa, a cirurgia ocorre com uma anestesia geral, então os maiores riscos podem relacionar-se com este processo. Para tanto, é crucial passar por avaliações médicas físicas com o máximo de antecedência.
Enquanto isso, o pós operatório demanda por cuidados diversos em razão do tempo de cicatrização. As dificuldades respiratórias são usuais de início, porém ao notar qualquer indício de sangramento exacerbado, desconfortos severos, infecções ou até mesmo necroses, seu médico deverá ser consultado rapidamente para que as ações cabíveis sejam colocadas em prática.
Logo, o repouso e a atenção incondicional aos sinais posteriores serão fundamentais ao êxito da operação e no resultado físico satisfatório. Atente-se!
Como dar Entrada na Rinoplastia pelo SUS
Por mais que muitos médicos já façam o pedido desta operação ao visualizar qualquer tipo de irregularidade nasal, é papel do paciente informar ao profissional da saúde sobre todos os seus sintomas, tendo em mente que muitas vezes as características da doença presente no sistema nasal pode ser quase imperceptível de início. Muitas pessoas ainda se perguntam se precisam participar do Meu INSS 2025 para poderem fazer oprocedimento, de modo totalmente estético
Aliás, independentemente de qual seja a razão do problema, a rinoplastia consegue ser eficiente para diminuir possíveis agravamentos.
Não é novidade que muitas crianças e jovens também são acometidas por males de formação/desenvolvimento e esta ação mostra-se crucial para evitar sequelas em sua via adulta.
Sendo disso, preparamos um manual completo que vai lhe ajudar a alcançar seus objetivos de modo rápido, seguro, assertivo e gratuito. Acompanhe o passo a passo:
- Dirija-se pessoalmente até a unidade de saúde do SUS situação mais próximo de sua residência;
- Marque uma consulta com o médico geral (respeite as regras de agendamento da clínica em questão);
- No dia da consulta, informe sua condição e marque um novo agendamento, desta vez com um médico especializado em problemas nasais;
- Você será avaliado de uma forma mais específica e, logo em seguida, terá a oportunidade de ser ou não admitido para o procedimento;
- Caso consiga a contemplação, seu nome será destinado para uma lista de espera, onde deverá permanecer até que a sua vez chegue;
- E pronto, ao seguir tais dicas você finalmente conseguirá dar entrada na rinoplastia pelo SUS!
Cada passo deste processo exigirá que você tenha o seu cartão do SUS em mãos. Não se esqueça deste detalhe e aumente suas chances de conseguir passar pela cirurgia de rinoplastia pelo SUS. Você pode se espelhar no agendamento do INSS para tal, apesar de ser um pouco diferente.
Deixe um comentário