Por receber todos os dias milhares de pessoas, realizar diversos atendimentos e tirar dúvidas, o Instituto Nacional do Seguro Social resolveu abrir uma Ouvidoria INSS 2025. Uma forma do cidadão ficar mais próximo do órgão e dos seus serviços sem precisar se deslocar presencialmente. Em nosso artigo de hoje você vai saber mais detalhes de como fazer uma reclamação no INSS, caso precise, através da Ouvidoria INSS. Confira.
A ouvidoria é também uma forma de garantir que o cidadão tenha seus problemas resolvidos, como alguma reclamação a respeita do próprio órgão ou então relaciona a benefícios previdenciários.
Se você é trabalhador, com certeza já ouviu falar sobre o INSS. O órgão que é responsável por pagar benefícios previdenciários ao trabalhador. Basicamente, o órgão paga benefícios como aposentadoria, auxílio acidente, auxílio doença, salário maternidade, entre outros.
Conteúdo
Telefone da Ouvidoria INSS 2025
A forma mais prática, para a maioria das pessoas, é ligando para a Ouvidoria INSS 2025 e realizando a sua queixa, denúncia ou reclamação.
- Para isso é muito fácil, o contribuinte deve discar 135.
- A central de atendimento tem funcionamento de segunda a sábado das 7 da manhã até às 22 horas (horário de Brasília).
- A ligação é gratuita.
Como podemos ver, o horário de funcionamento é bem extenso, tudo pensado para o melhor atendimento ao cidadão.
Como Fazer Reclamação INSS
Há diversas formas de fazer sua reclamação para o INSS 2025. A primeira forma e uma das mais fáceis é pelo telefone, como já mencionado acima.
- Para quem mora em Brasília existe a possibilidade de fazer a reclamação de forma presencial na sede da Ouvidoria INSS 2025.
- Isso pode ser feito de segunda a sexta – feira das 8 até às 18 horas.
Se você não é de Brasília pode utilizar outro método para formalizar a sua reclamação, através de correspondência.
- Mesmo não sendo um meio tão utilizado hoje em dia, é uma possibilidade enviar sua dúvida / sugestão / elogio por carta.
- Para fazer isso envie para a caixa postal: 09526, CEP: 70040 – 976, Brasília / DF.
Reclamação INSS pela Internet
Por fim, você também pode formalizar essa queixa / elogio / sugestão, pela internet, um dos métodos mais utilizados atualmente. Já que garante maior simplicidade e rapidez para o usuário.
- Para isso você deve ir até o link: gov.br/inss/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
- Quando estiver na página você deve clicar em “cadastrar ou consultar manifestação”;
- E depois disso deve responder à pergunta feita pelo sistema: ‘’Você já possui uma manifestação cadastra na ouvidoria?’’.
Siga todos os passos para formalizar e ter o seu processo concluído com sucesso.
Denúncia INSS
Muitas pessoas utilizam o canal da ouvidoria para realizar denúncias. As denúncias são feitas quando a pessoa acha que passou por algum procedimento considerado ilícito ou mesmo quando conhece alguém que passou por um procedimento incorreto dentro do INSS.
Os responsáveis ao ouvir essa denúncia vão decidir qual o melhor procedimento a ser feito no momento.
- Veja também sobre a Reforma da Previdência 2025.
Tempo de Resposta Ouvidoria INSS
O tempo de resposta da Ouvidoria INSS 2025 é bem relativo. Mas por lei, o órgão tem cerca de 60 dias para responder a denúncia / reclamação feita.
Deixe um comentário