Todo Microempreendedor Individual deve ficar atento quanto a designação relacionada ao INSS MEI, em especial por ser um dado que passa por alterações anualmente.
Logo, todos os contribuintes que estejam adequados a esta definição são englobados por regras específicas que exigem o máximo de cautela.
Conhecer as regras do INSS MEI torna-se um elo notório para quem deseja manter-se em dia com o Governo Federal enquanto Microempreendedor Individual. Sendo assim, continue acompanhando este guia!
Conteúdo
MEI Paga INSS?
Um das principais dúvidas de quem passa a condição de microempreendedor individual remete a seguinte pergunta: preciso parar o INSS mensalmente? É claro que a resposta é variável, porém somente aqueles indivíduos que estiverem formalmente em sua atividade profissional é que poderão acessar cada um dos benefícios conjecturados.
Por tudo isso, levantamos a questão de que os microempreendedores individuais são sim impostos a tal contribuição. Para além disso, estes profissionais também precisam cumprir com outras obrigações pertinentes ao seu padrão de atuação.
Acima de qualquer dúvida, quando compara-se os benefícios ofertados aos contribuintes com o nível de arrecadação mensal de parte majoritária de quem é MEI, é bem evidente que manter-se em dia com a formalização da atividade será benéfico ao curto e ao longo prazo.
INSS MEI Valor
Há muitos aspectos a serem compreendidos nesta etapa e o primeiro deles se dá quanto aos valores de contribuição do MEI ao INSS de acordo com a atualização das normas para o ano de 2025.
Sendo assim, você terá que arcar com uma tarifa mínima de 5% da mais as taxas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), isso acaba variando imensamente os valores das parcelas.
Acompanhe Também:
A verdade é que a contribuição neste quesito, que alcance o padrão mínimo, também incidirá em uma aposentadoria com o salário mínimo vigente no momento da liberação.
Se o indivíduo quiser alcançar melhores condições futuras, haverá a possibilidade de um pagamento superior neste sentido. Recomendamos também que verifique sempre as condições na tabela do INSS.
MEI INSS Benefícios Previdenciários
De maneira primária, indicamos que cada microempreendedor saiba previamente quais os benefícios previdenciários são proporcionados a eles sempre que acontece a formalização da profissão por meio do pagamento das parcelas do INSS MEI.
Para tanto, elencaremos a seguir, tudo o que pode ser acessado por esse indivíduo, em função dos prazos e regras que são vaiáveis paras as situações em específico.
Em linhas gerais, são os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social que podem ser aproveitados pelo MEI neste contexto:
- Aposentadoria por invalidez (no mínimo 1 ano de contribuição);
- Aposentadoria por idade (pelo menos 180 contribuições);
- Auxílio doença (12 contribuições mínimas);
- Auxílio reclusão (contribuições variáveis);
- Pensão por morte (contribuições variáveis);
- Salário maternidade (mínimo de 10 contribuições).
Lembre-se que ainda pode escolher o detalhamento de crédito INSS, se estiver com dificuldades em acessar ou entender seus dados pessoais.
Boleto da entidade
Neste cenário, contribuir para com o INSS MEI difere-se bastante das ações convencionais, começando pelo tipo de pagamento do tributo.
Sendo assim, você vai precisar contribuir através da chamada DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Essa guia de contribuições já é obrigatória e o que muda é basicamente o acréscimo da taxa de acordo com o que foi definido pelo próprio microempreendedor individual.
Para emitir o boleto, será necessário seguir alguns passos simples que ensinaremos no tópico abaixo. Acompanhe:
- Vá até o Portal do Empreendedor;
- Opte pela aba “Já sou MEI” e faça um login com seu CPNPJ e senha que já devem estar previamente cadastrados no sistema;
- Passe pelo procedimento de segurança do site clicando em “Não sou um robô”;
- Conseguiu fazer o acesso? Se sim, navegue pelo sistema ou caso contrário será necessário atualizar seus dados cadastrais;
- Dentro desta ferramenta digital, clique em “Pagamentos” e depois em “Boletos”;
- Selecione o ano e o respectivo mês desejado;
- Aguarde o sistema pesquisar sua guia;
- Ao obtê-la, verifique se todos os dados estão corretos e siga para a emissão no campo “Baixar”;
- Imprima e siga para o pagamento em qualquer banco ou casa lotérica.
Obs.: a quitação deste boleto também pode ser feita por meio de um pagamento virtual em qualquer aplicativo bancário. Outra opção relevante consiste no cadastramento de um débito automático no mesmo Portal do Simples Nacional, dentro da aba “Simei Serviços”. Considere tal possibilidade e otimize seu tempo!
Consulta INSS MEI
Toda vez que você precisar consultar o INSS do MEI, entenda que este procedimento ocorre de modo 100% online e não há segredos. Com isso, você precisará apenas seguir o nosso passo a passo:
- Acesse o site do INSS aqui;
- Realize um login conforme ensinamos acima;
- Na próxima etapa, vá até “Certidão e Outros Documentos”;
- Identifique-se novamente com seu CNPJ e senha;
- Siga até “Consultas” e depois “INSS MEI”;
- Neste ponto, selecione “Visualizar” e verifique tudo o que você deseja quanto aos pagamentos ou benefícios como MEI no INSS;
- E pronto!
Extrato da conta
Por mais que a consulta sirva estritamente para o seu conhecimento sobre cada uma das informações desejadas ou ainda para verificar o status de seu MEI perante o INSS, é apenas por meio do extrato que você garante uma maior evidenciação do que foi consultado. Disso também pode fazer seu cálculo INSS 2025.
Com este documento informativo em mãos, você consegue solicitar uma série de serviços secundários, além de simplesmente demonstrar que você está em dia com o INSS enquanto microempreendedor Individual.
Quer saber como emitir o seu extrato do INSS como MEI? Então siga nossas dicas:
- Volte ao portal do INSS, clicando neste link;
- Selecione “Entrar com gov.br”;
- Espere a página carregar e siga para um login prático utilizando seu número do CNPJ e senha;
- Nesta etapa, passe pelo procedimento de segurança confirmando alguns dígitos presentes em uma imagem e selecione “Avançar”;
- Ao estar dentro do portal digital, siga para “Certidão e Outros Documentos”;
Indique o “INSS MEI’ e o ano de “2023”; - O sistema irá lhe mostrar as opções que pode ser visualizadas;
- Em seguida, escolha por “Consultar” e verifique cada uma das informações desejadas bem como o status de sua modalidade MEI perante o INSS;
- Finalize clicando em “Emitir” para baixar o seu extrato;
- Realize esse procedimento quantas vezes você precisar! Não esqueça também de fazer o agendamento INSS, se precisar de um horário.
Deixe um comentário