Os contribuintes que efetuam regulamentem sua contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social deve ficar bem atento ao extrato previdenciário para confirmar se os repasses estão acontecendo de maneira correta. É fundamental que os cidadãos brasileiros estejam em dia com INSS para futuramente ter acesso a alguns direitos resguardados pela Constituição Federal, como aposentadoria, auxílio-doença e seguro-desemprego. Então, quer saber um pouco mais sobre o extrato previdenciário 2025? Leia o artigo abaixo!
Conteúdo
INSS 2025
O Instituto Nacional do Seguro Social, INSS é um órgão público da Previdência Social. Esse órgão foi criado pelo Governo Federal, com a intensão de auxiliar os trabalhadores brasileiros segurados pela instituição a receber benefícios previdenciários.
Mensalmente, a Previdência Social atende em torno de 1 milhão de pedidos de seguro. Por conta da grande procura, o órgão está sempre em busca de melhorias no seu atendimento.
Ao realizar a contribuição INSS, o trabalhador terá direito aos seguintes benefícios:
- Aposentadoria por invalidez;
- Reabilitação profissional;
- Auxílio doença;
- Perícia médica;
- Auxílio acidente;
- Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente (BPC-LOAS);
- Salário-família;
- Aposentadoria por idade;
- Abono anual ou décimo terceiro salário;
- Pensão por morte;
- Salário maternidade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição atingido;
- Serviço social;
- Aposentadoria INSS 2025 especial;
- Auxílio reclusão;
- Aposentadoria especial a pessoas com deficiência.
O que é Extrato Previdenciário e para que serve?
O extrato previdenciário é um documento emitido pelo INSS que relata todas as relações trabalhistas e previdenciárias que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais, também conhecido pela sigla CNIS.
Nesse documento, é possível obter informações especificas que envolvem o trabalhador, como nome do vínculo empregatício, tempo de trabalho, remuneração e também todas as contribuições que são feitas por meio do Guia da Previdência Social (GPS).
Como Tirar o Extrato Previdenciário 2025 CNIS
Como abordado acima, a emissão do extrato previdenciário 2025 pode ser realizada do conforto de sua residência. Em dentro de poucos minutos, o contribuinte, por meio da plataforma ‘Meu INSS’, pode emitir o extrato e conferir todos os dados que constam na base de dados do CNIS.
- Acesse o site oficial do ‘Meu INSS’ pelo endereço eletrônico: https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/.
- No menu, selecione a opção “Extrato de Contribuições (CNIS)”.
- Na página, clique no botão “Fazer Login”.
- Será necessário realizar o login por meio da plataforma Gov.br.
- Primeiramente, informe a sequência numérica do CPF do contribuinte e, posteriormente, a senha de acesso. Clique em ‘Entrar’.
- A plataforma processará as informações de login e, caso estejam corretas, o contribuinte poderá conferir integralmente o extrato previdenciário.
- Além de consultar, também é possível realizar a impressão do extrato previdenciário, caso queira armazená-lo em meios não digitais.
Além de tirar o extrato previdenciário CNIS pela internet, também é possível realizar a consulta em agências bancárias conveniadas à Receita Federal. Atualmente, a consulta ao extrato pode ser feita no caixa eletrônico do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.
Esses dois bancos também permitem a consulta no internet banking na opção Previdência Social ou Extrato Previdenciário.
Consultar Extrato CNIS pelo PIS
Embora a maioria dos trabalhadores que exercem atividade remunerada com carteira assinada possuam o PIS, ainda não é possível consultar o extrato do CNIS pelo PIS.
No entanto, caso não consiga pela internet, é possível realizar a consulta comparecendo numa das unidades do INSS espalhada em território brasileiro.
- Acesse a plataforma do ‘Meu INSS’ pelo URL: https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/.
- No menu, clique em ‘Agendamentos/Requerimentos’.
- Clique em ‘Não sou um robô’ e, logo em seguida, ‘Continuar sem login’.
- Selecione a data e horário de atendimento.
- Compareça à instituição do INSS na data marcada com documento de identificação (carteira de identidade, CNH ou carteira de trabalho) em mãos.
Deixe um comentário