Para empresas que possuem um número mínimo de funcionários de carteira assinada precisa estar em dia com a certidão FGTS 2025. Isso deve acontecer todos os anos pelas empresas e a mesma deverá fazer um depósito do FGTS aos seus empregados. Essa regulamentação está dentro da Consolidação das Leis do Trabalho, que é a CLT, código de leis que regulamenta o trabalho no Brasil juntamente com a Constituição Federal de 1988. A certidão FGTS nada mais é que um comprovante de que essas empresas realizaram os depósitos aos funcionários de forma correta.
Para saber mais como funciona a certidão FGTS, dúvidas como tirar, consultar e mais, acompanhe este artigo que vamos falar tudo sobre agora mesmo!
Conteúdo
O que é e para que serve CND INSS
A CND é a Certidão Negativa de Débitos é o comprovante necessário que diversos empresários devem ter em sua empresa para comprovar a sua regularização quanto aos:
- Pagamentos do FGTS aos seus empregados e;
- Outras obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias.
Diversas empresas precisam ter a CND INSS para caso de necessidade de comprovação dessas obrigações com seus funcionários.
Essa é uma forma do governo federal, através do Instituto Nacional de Seguridade Social fiscalizar as empresas quanto as suas obrigações fiscais, previdenciárias, trabalhistas etc.
Neste ano, foi proposta a Reforma da Previdência, a qual traz mudanças em alguns benefícios pagos ao cidadão brasileiro.
Certidão Negativa e Certidão de Regularidade
A Certidão Negativa de Débitos é a comprovação que a empresa realmente está totalmente regularizada com questões de dívidas fiscais e outros tipos de encargos obrigatórios. A CND é crucial para o funcionamento correto da empresa.
A CND comprova que a empresa não possui qualquer tipo de pendência fiscal, e para conseguir emitir essa Certidão Negativa é preciso que a mesma pague todas as suas dívidas (caso houver), sendo elas trabalhistas, previdenciárias, fiscais etc.
Já a Certidão de Regularidade verifica apenas a quitação das dívidas fiscais de pessoas físicas ou jurídicas, comprovando que elas estão em dia com essas obrigações de impostos.
Como Tirar
É muito fácil emitir a Certidão FGTS 2025. O cidadão e o empreendedor podem tirar o certificado diretamente pela internet, ou pelo site da Caixa ou pelo site da Receita Federal.
Confira o passo a passo abaixo:
- Acesse o site da Caixa, clicando aqui;
- No menu inicial selecione “Benefícios e Programas” e em seguida, clique em “FGTS”;
- Selecione agora a opção “Serviços para o empregador”;
- Na seção “Consulta CRF”, selecione a opção “Consulte a situação do empregador”;
- Informe o CNPJ da empresa que deseja emitir o certificado e digite o código de verificação;
- Pressione a opção “Certificado de Regularidade do FGTS – CRF”;
- Por fim, clique em “Visualizar” para emitir o certificado;
Se você foi demitido por justa causa, saiba que tem direito ao Seguro Desemprego 2025, um benefício pago ao trabalhador desempregado até que o mesmo encontre outra fonte de renda.
Como Consultar
Como dissemos nos outros tópicos, é preciso que a empresa esteja totalmente regularizada com o governo em todas as suas dívidas. Assim a empresa consegue emitir a sua Certidão Negativa sem problemas, veja como tirar:
- Acesse o site servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/certidao/CNDConjuntaInter/InformaNICertidao;
- Inserir o seu CPF e o código com caracteres que aparece na tela;
- Depois basta clicar em “Consultar”.
Caso queira consultar a empresa, se ela está em dia com os pagamentos do FGTS, acesse:
- consulta-crf.caixa.gov.br/consultacrf/pages/consultaEmpregador;
- Escolha se é CNPJ ou CEI;
- Insira o número da inscrição;
- O Estado e os caracteres que aparecem na tela.
O que fazer se não conseguir tirar pelo site da Caixa
Caso a empresa não consiga emitir a certidão FGTS 2025 pela Caixa por qualquer motivo, basta tentar a emissão pelo site oficial do FGTS, coordenado pelo governo federal, que é no link fgts.gov.br/Pages/sou-empregador/regularidade-empresa.
Busque pela opção “Consultar Certificado de Regularidade do FGTS – CRF” e insira os dados solicitados.
Deixe um comentário