Brasil Sorridente: O Que É e Quem Pode Solicitar

As vantagens do programa Brasil Sorridente são muitas e por conta disso faz-se necessário conhecer um pouco mais sobre cada uma das regras para participar, sua abrangência, como solicitar e muito mais.

Se você chegou até este artigo é bastante provável que esteja querendo saber como funciona este programa. Para tanto, preparamos uma série de dicas de grande valia para quem precisa de um tratamento dentário mais não tem como pagar. E o melhor de tudo é que não precisa ser um contribuinte do INSS para ser um beneficiário. Continue acompanhando!

Brasil Sorridente
Brasil Sorridente

O que é Brasil Sorridente?

O Brasil Sorridente trata-se de um programa social brasileiro desenvolvido pelo Governo Federal com o enfoque de propiciar o acesso de pessoas de baixa renda a um tratamento dentário.

Este programa está presente em todos os estados brasileiros, sem exceções. E o acesso depende de uma breve solicitação do indivíduo interessado. Aliás, a saúde da boca precisa ser cuidada por um profissional da odontologia, pois este ato evita doenças como também outros problemas ao logo prazo.

As dores relacionadas aos dentes e gengivas são capazes de trazer diversos incômodos a qualquer pessoa e por conta disso é tão necessário ter um auxílio, mesmo que seja para estes casos esporádicos.

Quem tem direito ao Dentista Gratuito?

Não restam dúvidas que o Brasil é um dos país que mais proporciona auxílios aos seus trabalhadores, mas o que pouca gente saber é que já existe a possibilidade de realizar este procedimento de forma 100% gratuita.

Isso ocorre pela compreensão do governo Federal quanto às carências de grande parte da população brasileira que não consegue pagar por uma assistência dentária.

Desta forma, pelo programa Brasil Sorridente o brasileiros conseguem acessar o auxílio que precisam dentro deste segmento, evitando problemas futuros que possam trazer ainda mais malefícios ao mesmo.

Um dos maiores destaques fica por conta da qualidade do tratamento que não fica atrás das clínicas privadas. Assim, os indivíduos podem mante sua saúde bucal em dia, tendo em vista a primazia deste tratamento que precisa ser frequente.

Mais Notícias:

Em síntese, todo e qualquer brasileiro tem direto ao cuidado odontológico pelo programa Brasil Sorridente. Para isso, destaca-se um único requisito primordial: ter o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Para tanto, já são milhares de cidadãos de diferentes idades que já foram beneficiados pelo programa Brasil Sorridente e a tendência é de que esse número apenas aumente.

A propósito, as localidades de difícil acesso ou onde não existe um posto físico de atendimento do SUS, o tratamento é realizado via consultas e avaliações em postos móveis. Leve isso em conta! Isso signfica que até mesmo quem recebe aposentadoria rural pode participar. E também, participantes do seguro desemprego também são livres para participar.

Como participar do Brasil Sorridente

Conforme mencionamos acima, não há segredos quanto programa Brasil Sorridente, contanto que você já disponha de uma cartão do SUS devidamente emitido.

Apesar desta regra, o Governo Federal por intermédio do Ministério da Saúde não exige nenhum tipo de cadastro prévio via internet, deixando o atendimento muito mais atrativo para aqueles que não possuem acesso à internet ou não se sentem atrativos com esse tipo de agendamento.

Brasil Sorridente
Brasil Sorridente

Por outro, somente serão atendidos os brasileiros que marcarem uma consulta no posto de atendimento mais próximo de sua residência, onde necessariamente o seu cartão do SUS precisa estar configurado.

Para além disto, cada unidade de saúde segue suas próprias ordenações quanto ao agendamento, dependendo da demanda e dos profissionais que irão fazer o atendimento.

Com isso, os trabalhadores ficam à mercê do que é divulgado pela organização local, sendo que em alguns casos abre-se apenas um dia de agendamento para o mês subsequente. Atente-se e garanta o seu atendimento o quanto antes! Vale a pena citar também que o governo oferece outros programas sociais, como por exemplo, o décimo terceiro salário. Isso se quiser usar a quantia para um tratamento particular, por exemplo. Além disso, há também o PIS, que possui seu próprio calendário, e o adicional noturno, para quem trabalha mais à noite.

Como emitir o cartão do SUS

Ao entender a necessidade de apresentação do cartão do SUS para ter uma chance de ser atendido gratuitamente, é notório que todos aqueles que ainda não dispõem deste documento façam sua emissão rapidamente.

O procedimento é gratuito e qualquer indivíduo pode solicitá-lo. Todavia, muitas dúvidas podem surgir quanto a este respeito. Logo é imprescindível tomar a medidas cabíveis para que o documento seja emite assertivamente.

Se você possui dúvidas, neste sentido, aproveite a descrição teórica abaixo. Em seguida, você precisará apenas colocar em prática o que foi aprendido. Observe:

  • Vá até o site Conecte SUS clicando aqui;
  • Logo na página inicial, selecione o botão “Pular” e vá diretamente para “Cadastre-se”;
  • Você será redirecionado para um formulário que precisa ser devidamente preenchido com seus dados pessoais;
  • Se tudo estiver correto, selecione “Enviar” para gerar um protocolo;
  • Com este protocolo em mãos, você poderá ir até a unidade de saúde do SUS indicada pelo sistema dentro de um prazo de até 3 meses para buscar o seu cartão do SUS.

Quem preferir uma emissão mais rápida pode recorrer à solicitação junto a uma unidade pública de saúde em sua cidade. Neste caso, você vai precisar levar consigo os seguintes documentos e dados:

  • RG;
  • Certidão de nascimento;
  • CPF;
  • Cópia do comprovante de residência (versão mais recente).

Outra possibilidade consiste na emissão virtual via aplicativo “Meu DigiSUS”. Esse app desenvolvido pelo Ministério da Saúde é gratuito e pode ser baixado em qualquer loja de aplicativos (Google Play Store ou Apple Store).

Cada uma das modalidades de acesso descritas acima também poderão ser utilizadas para solicitar a segunda via deste documento em casos de perdas ou mudanças de endereço.

Tratamentos odontológicos oferecidos pelo SUS

A abrangência do Brasil Sorridente é o que mais impressiona os brasileiros, tendo em vista a quantidade exacerbada de serviços ofertados em todas as cidades do Brasil que apresentam um centro de atendimento presencial do SUS.

É claro que a forma de atendimento pode depender estritamente da demanda de cada clínica de atendimento, por isso é válido realizar uma solicitação com o máximo de antecedência.

Além dos diferentes serviços primários do Brasil Sorridente até tratamentos mais específicos como canais e extrações, o SUS também propicia um tratamento odontológico infantil para todos os jovens que precisarem deste auxílio.

Para averiguar os demais serviços proporcionados pelo SUS em harmonia com o programa Brasil Sorridente, indicamos que você vá até o portal as Secretaria da Saúde do Brasil em seu site oficial. Basta clicar aqui.

Enfim, é através deste programa de grande relevância que os brasileiros não precisam mais sofrer com os problemas que podem ocorrer em função de uma saúde bucal irregular.

Avalie o artigo

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *