Muitas pessoas ainda não sabem que existem dois tipos de aposentadoria previstas em lei, a integral e a proporcional. Cada uma delas será baseada no tempo que o cidadão fez suas contribuições de forma correta para a previdência social. Como o nome dessa aposentadoria já indica, a Aposentadoria Proporcional 2025 é uma possibilidade para aquelas pessoas que tiveram um menor tempo de contribuição do que o integral, recebendo o proporcional a isso. Para muitas pessoas essa aposentadoria parece vantajoso, mas em nosso artigo de hoje você vai ter mais detalhes sobre esse tipo de Aposentadoria Proporcional 2025, podendo analisar se realmente é benéfica.
Conteúdo
Aposentadoria Proporcional 2025
Esse tipo de aposentadoria pode ser requerido por todas as pessoas que contribuem para o INSS antes de 1998. Nesse mesmo ano o fator previdenciário foi criado.
O fator previdenciário tem o objetivo de equilibrar finanças da Previdência Social, diminuindo assim o valor da aposentadoria por tempo de contribuição.
O valor do benefício era realizado com uma média das 36 últimas contribuições. Mas foi substituído pela média dos maiores salários de trabalho do período que o trabalhador esteve ativo.
Além disso, não podemos esquecer de outros fatores que devem ser levados em conta, idade, data de aposentadoria, expectativa de vida, e afins.
Hoje, há uma idade mínima para entrar com pedido nesse tipo de Aposentadoria Proporcional 2025, que seria 53 anos para os homens e 48 anos para as mulheres.
VEJA AINDA:
Como Funciona a Aposentadoria Proporcional?
Para solicitar esse tipo de aposentadoria precisa ter a idade mínima que mencionamos anteriormente de 53 anos para homens e 48 anos para mulheres.
Antes da lei mudar ainda em 1998 o período de contribuição mínimo para a Aposentadoria Proporcional 2025 era de 30 anos para homens e 25 anos para mulheres, assim, era ‘’tirado’’ 5 anos do tempo mínimo de contribuição quando comparado a aposentadoria integral.
Porém, para todas as pessoas que precisam se adequar as regras de transição, o tempo de contribuição não é o mesmo, podendo ser calculado de outras formas, como:
- Calcular quantos anos tinha de contribuição até a data de 16/12/1998.
- Calcular 40% do valor encontrado no tempo que falta de contribuição e somar o valor a 30 ou 25 anos.
- Dessa forma, o contribuinte terá o tempo de contribuição necessário para se aposentar de forma integral.
Cálculo da Aposentadoria Proporcional
Esse é outro item que interessa bastante a todas as pessoas que estão querendo se aposentar de forma proporcional.
Saber calcular o valor é fundamental para que as pessoas realmente saibam se vale a pena ou não.
O valor da aposentadoria integral é feito com base no seguinte cálculo:
- 70% da aposentadoria integral + 5% a cada ano de contribuição (até chegar no máximo a 100%).
De forma geral, o valor do benefício é diminuído em até 30%. Por isso para muitas pessoas não compensa se aposentar de forma proporcional.
Talvez seja uma jogada mais inteligente para quem já vai receber o mínimo, por exemplo. Já que o valor nunca poderá ser menor do que esse.
Se você quer conhecer mais informações sobre Aposentadoria Proporcional 2025, continue em nosso site.
Deixe um comentário