A Abdominoplastia pelo SUS está entre um dos procedimentos mais buscados pelos brasileiros. Esta cirurgia dispõe de excelentes resultados estéticos dos quais diversas pessoas se perguntam se realmente é possível alcançar.
Em síntese, o Sistema Único de Saúde (SUS) promove o acesso gratuito a uma série de procedimentos deste carácter para aqueles brasileiros que se adequarem aos requisitos. Lembrando ainda que a entidade oferece muitos outros procedimentos. Esses que variam de estéticos, como a mastopexia e a rinoplastia. A até mesmo casos de vasectomia ou bariátrica, que envolvem mais a saúde da pessoa.
Assim, caso você esteja se interessado por passar por uma operação de Abdominoplastia pelo SUS, vale a pena continuar lendo este artigo e tirar qualquer dúvida que ainda possa existir acera desta temática. Acompanhe cada detalhe:
Conteúdo
O que é uma Abdominoplastia?
A abdominoplastia é, basicamente, um procedimento cirúrgico focado em recuperar regiões na barriga e abdome de homens e mulheres.
Ao contrário do que muitos dizem o SUS é sim focado em auxiliar os brasileiros em muitas áreas da saúde, inclusive no campo estético. Porém, é imprescindível que o cidadão demonstre seu real interesse durante a intervenção cirúrgica.
E, linhas gerais há 5 tipos primários de abdominoplastia: mini abdominoplastia, abdominoplastia pelo umbigo, abdominoplastia extensa/circunferencial, abdominoplastia total/completa, e abdominoplastia em âncora.
Portanto, cabe estritamente ao médico decidir-se quanto a vertente do procedimento que é mais adequado às condições do paciente, intencionando a diminuição dos riscos e o êxito do procedimento.
Acompanhe Também:
A anestesia para este tipo de cirurgia é geral, uma vez que o procedimento é relativamente invasivo e demorado. O período do pós operatório é essencial para o sucesso do que foi efetuado pelo médico. Além disso, a cicatrização precisa ocorrer de forma natural.
Os principais benefícios da abdominoplastia são: reduzir a gordura abdominal, evitar a evidenciação da flacidez neste local e efetuar a ordenação adequada de todos os músculos do abdômen.
Abdominoplastia pelo SUS
A faixa de valores atualizados para essa operação no âmbito privado é de até 40 mil reais, o que é de fato pouco viável para parte majoritária dos brasileiros.
Por conta disso, o SUS pode promover o acesso gratuito para aqueles que precisam passar por esse procedimento mas não dispõem da verba necessária.
De forma adversa ao que muitos pensam, o SUS realiza esse tipo de procedimento, contanto que o indivíduo adeque-se aos requisitos do mesmo, além de que o procedimento não é voltado somente para fins estéticos.
Caso você esteja interessado em obter uma de forma gratuita, entenda que outros procedimentos de mesma natureza também são ofertados pelo SUS, bem como:
- Cirurgia bariátrica;
- Operação no caso de desvio de septo;
- Operação de redução das mamas;
- De lábios leporinos;
- Etc.
Requisitos
Os requisitos primários para conseguir uma abdominoplastia pelo SUS consistem em ser avaliada por um médico em sua unidade de saúde pública sob a supervisão de um especialista no assunto e ter um cartão do SUS ativo.
Somente aqueles que estiverem adequados aos dois aspectos descritos acima é que terão as melhores chances de atingir o objetivo primordial.
Quem tem direito
Em complemento ao que foi evidenciado acima, o direito a abdominoplastia é realmente muito atrativo, em especial por envolver tantos cidadãos.
Porém o processo costuma ser lento e, como algumas unidades clínicas realizam a operação, você é colocado em uma lista de espera onde o tempo médio é de 1 a 2 anos. Leve isso em conta!
Neste contexto, precisamos evidenciar que apenas o fator estético não será um motivo que fará o SUS aceitar a sua solicitação, mas pelo contrário. Para que o procedimento seja devidamente coberto pelo Sistema Único de Saúde ele vai precisar considerar quais os demais benefícios que ele trará ao cidadão que fez a solicitação.
Indo mais além, terão direito ao procedimento de abdominoplastia apenas os indivíduos que passarem por análises psicológicos e outras avaliações semelhantes. Saiba que o SUS também promove a distribuição de remédios gratuitos, por meio de lista de medicamentos. Além disso, o governo de São Paulo também conta com o programa Aqui Tem Remédio.
Riscos da Abdominoplastia
São incontáveis os riscos que uma abdominoplastia podem gerar ao paciente se realizado em uma clínica que não seja especializada. A verdade é que pelo SUS os riscos ficam bem abaixo do que o conjecturado.
Isso ocorre porque os profissionais direcionados para estas operações são especializados neste procedimento. Além disso, apenas algumas clínicas brasileiras que realmente efetuam a abdominoplastia, exigindo muitas vezes que o cidadão interessado tenha que se deslocar por longos trajetos.
Para que os riscos sejam ainda mais moderados, orientamos uma cautela especial quanto ao período de recuperação que pode ser longo e demandar por medicamentos que também são fornecidos pelo SUS.
Em alguns casos específicos foram notados sinais de necrose, então a cicatrização é um ponto de suma relevância no pós operatório, sendo imprescindível que o paciente fique bastante atento aos sinais!
De acordo com informações do próprio Ministério da Saúde, os maiores riscos incidem sobre diabéticos e fumantes. Todavia, antes de qualquer intervenção médica ocorre uma grande avaliação sobre as condições físicas do indivíduo requerente.
Como dar Entrada na Abdominoplastia pelo SUS
Solicitar uma abdominoplastia pelo SUS na contemporaneidade trata-se de algo alcançável, mas que pode exigir bastante do requerente, seja na espera por uma vaga na lista de espera ou ainda nas especificidades indicadas no momento fazer o pedido.
Para dar entrada na abdominoplastia pelo SUS, você terá que:
- Ir até o ponto de saúde onde você está devidamente inscrito;
- Marque uma consulta com o clínico geral em uma data disponível do sistema;
- Compareça da data e horário marcados munido de seu RG e cartão do SUS;
- Informe seu desejo em realizar este procedimento e solicite uma indicação para o médico especializado;
- Uma nova guia será gerada para que você marque uma consulta agora em um centro especializado de forma gratuita;
- Quando a data chegar, apresente-se para a avaliação;
- Se o médico compreender que o procedimento é necessário, você será enviado para uma bateria de exames;
- Caso cada um deles estejam dentro do aguardado, você será colocado em uma lista de espera;
- Aguarde ser chamado para dar sequência ao procedimento!
A abdominoplastia também pode ser realizada via convenio médico em regiões onde o sistema público não dispõe de uma estrutura pública para tal execução.
Neste cenário, o SUS traz toda a cobertura ao beneficiado, propiciando um procedimento seguro e livre de custos. Todavia, a averiguação médica nestes casos costuma demorar ainda mais do que no procedimento convencional.
Deixe um comentário